Um espaço para pretende servir de complemento aos conteúdos das aulas, de motivação para a leitura e para a escrita, de partilha de textos e imagens.

19
Abr 17

      A partir das memórias desta época, recriando a História pela ficção, Saramago constrói um romance considerado quer histórico quer social, ao fazer a análise das condições sociais, morais e económicas da corte e do povo.

 

  • Romance histórico   Memorial do Convento propõe uma minuciosa descrição da sociedade portuguesa do início do século XVIII, marcada pela sumptuosidade da corte, associada à Inquisição, e pela exploração dos operários que construíram o convento. A referência à Guerra da Sucessão, a imponência bárbara dos autos-de-fé, a construção do convento, a construção da passarola voadora e tantos outros factos poderão conferir à obra a designação de romance histórico, segundo alguns autores.

 

  • Romance social / de intervenção  Ao representar os costumes de uma época e destacar o papel do povo oprimido, ao denunciar todas as formas de repressão, opressão e censura, o romance pretende encontrar um sentido para a História para melhor se compreender o presente (de notar que Saramago denuncia assim a tirania persecutória do regime salazarista).

 

  • Romance de espaço o autor propõe a representação de uma época, interessando-se por traduzir não apenas o ambiente histórico, mas também por apresentar vários quadros sociais que permitem um melhor conhecimento do ser humano, através da reconstrução das vivências da corte e do povo humilde, da intimidade e deveres conjugais dos soberanos, das leviandades do clero, da construção da passarola, das perseguições religiosas da Inquisição, entre outros.

    inquisicaogoyab.jpg

     Cena da Inquisição, Goya (1812)

publicado por Profª Maria Rodrigues às 01:01

Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO